MENUMENU
Casa JY

ARTHUR CASAS

BIOGRAFIA

Nascido na cidade de São Paulo e formado pela Universidade Mackenzie de São Paulo em 1983, Arthur Casas Mattos apresentou desde cedo o interesse pela arquitetura. 

Na infância, já desenhava com capricho fachada de casas. Aos 12, desenhava a planta baixa, e até as  elevações. Se tornar arquiteto foi um caminho natural, mesmo sem nenhum arquiteto na família.

Dois anos após terminar a faculdade, Casas constituiu o seu próprio escritório que, desenvolveu projetos de interiores por uma década. Em paralelo, ele desenhava, fabricava e vendia os móveis de sua autoria e de designers italianos, inclusive peças criadas pelo arquiteto Mario Botta. 

Mesmo não tendo o favorecido financeiramente, a atuação como designer de móveis fez seu nome reverberar Brasil à fora. 

Arthur Casas Retrato

Considerado um dos maiores arquitetos brasileiros da atualidade, dirige o Studio Arthur Casas, com escritórios em São Paulo e Nova York. 

Apesar possuir, no incio de sua formação, forte inspiração vinda de Oscar Niemeyer (Para saber mais sobre a vida de Niemeyer clique aqui), com o passar dos anos Arthur Casas acabou se interessando pela arte concreta e pelas linhas retas que surgiam em São Paulo, com a  Escola Paulista de Arquitetura, liderada por nomes como Vila Novas Artigas. 

Em atuação desde 1999, o studio arthur casas recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. Isso certamente deixa evidente o talento do arquiteto à frente do studio. Prêmios como world architecture festival, best of year, if design award, frame awards, red dot design award, leaf awards e architecture masterprize, entre outros.

Casa JY
Casa JY Arthur Casas

Qual movimento estético influenciou Arthur Casas?

O arquiteto Arthur Casas considera seus projetos bastante contemporâneos. Ainda assim não deixa de imprimir em suas obras uma linguagem que exprima o momento atual. Ele acredita que é importante prestar atenção no que esta ocorrendo na atualidade, se está se falando em sustentabilidade e economia de mão-de-obra, seus projetos têm de refletir essa vertente.

A arquitetura contemporânea surgiu no final dos anos 80 e ainda está em voga. Na América Latina, o momento embrionário que marcou a arquitetura contemporânea, ocorreu décadas antes. Após o apoio que Le Corbusier deu aos então jovens arquitetos modernistas brasileiros, Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.

Contudo, apesar da grande influencia da arquitetura modernista nas obras de Oscar Niemeyer, uma das principais referências de Arthur Casas, Oscar buscou uma ruptura com algumas características dessa vertente. Pois mesmo utilizando materiais modernistas a estética, traços e as curvas utilizadas pelo arquiteto fogem da proposta de Le Courbusier. Isso, aliás, deu inicio ao movimento contemporâneo.

 

Como principais características a arquitetura contemporânea apresenta, por exemplo, a mistura de várias tendências precursoras desse movimento, como o moderno e o pós-moderno em um comportamento definido como pluralismo.  

No Brasil as obras contemporâneas trazem em primeiro lugar o minimalismo como destaque. Outra característica marcante é a integração ao meio-ambiente e uso acentuado da tecnologia. Assim como as construções com formatos inusitados, pisos abertos, grandes janelas e o apelo ao uso de materiais reutilizáveis, naturais e sustentáveis.

Casa JY Arthur Casas

 

 

“O arquiteto deve entender o propósito da construção, não ignorar o que há em volta e o perfil das pessoas que vão utilizá-la”

 

Arthur Casas
Arquiteto

Como Arthur Casas desenvolveu seu próprio estilo?

Com 30 anos de trabalho Arthur Casas se consolidou como um arquiteto plural. Passeia bem entre projetos residencias, institucionais ou comerciais.  

Em suas obras o arquiteto está sempre a procura de uma identidade. Para ele o projeto precisa conversar com o entorno e, além disso, com quem mora lá. Assim, é preciso entender o propósito da construção antes de começa-la.

Em seu escritório, a equipe de designers, arquitetos e urbanistas se divide entre São Paulo e Nova York. Possui também obras em diversas cidades como Tóquio, Paris e Rio de Janeiro. 

O arquiteto contemporâneo também é conhecido pelo seu compromisso com o meio ambiente, tanto no próprio projeto quanto na execução. Por isso está sempre à procura de técnicas sustentáveis.

DS House
DS House Arthur Casas

É perceptível em seus projetos uma mistura de estilos de forma equilibrada, na maioria das vezes optando por utilizar tons claros e amadeirados. 

Outras características marcantes do arquiteto são a preocupação com o detalhamento. Através do uso inteligente da madeira, a busca pelo melhor aproveitamento da iluminação natural, e sua atenção especial ao paisagismo.  Elementos que juntos conferem sobretudo um extremo aconchego aos seus projetos.

Em sua visão, as obras não devem ser baseadas em tendências ou estilos, e sim revelar espaços vivos, acolhedores, empáticos, flexíveis. É isso que os tornam inéditos e surpreendentes e por isso são capazes de transformar a vida dos indivíduos que os ocupam.

Estilo

Como a obra de Arthur Casas
inspira a senplo™

•   A mistura de conceitos em busca de equilíbrio

•   O esmero em fazer algo inteligente e bem feito

•   A busca por uma simplicidade elegante 

Produtos Relacionados

Explore aqui os produtos relacionados para facilitar a sua busca caso tenha se interessado por algum item apresentado nesta matéria. 

MATÉRIAS RELACIONADAS