MENUMENU
Diferenças do estilo formal e casual (1)

ESTILO

Diferenças do estilo formal e casual

Poucas coisas impactam mais na aparência como se vestir com estilo. Além de expressar a personalidade, a maneira de se vestir é capaz de acentuar o bom ou mau gosto de uma pessoa. 

Para se criar um senso estético, o começo é adquirir a noção dos diferentes estilos e suas características. Isso ajuda na hora de harmonizar roupas e acessórios sem misturar desleixadamente vestuários conflitantes. 

Desta forma, você deve conhecer melhor os dois estilos que nunca saem de moda e que quase sempre se contrapõem: O formal e o casual. Difícil encontrar um guarda-roupa que não contenha itens casuais, mesmo para quem sempre se veste formalmente. 

E até mesmo quem costuma dispensar itens clássicos deve ter guardado peças coringas para usar em ocasiões especiais. 

Mas o que funciona na maioria das vezes são os guarda-roupas que abrigam separadamente os opostos prontos para o uso em diferentes ocasiões. Conhecer melhor ambos estilos permitirá usar peças atemporais sem parecer antiquado, monótono e uniforme. 

Diferencas do estilo formal e casual

Estilo Clássico Formal

O que definimos como estilo clássico formal se consolidou com o tempo. Pode ser chamado assim, tudo que resistiu aos ciclos de moda passageiros e são consumidos até hoje. 

Foi assim com as artes, arquitetura, decoração e também com a moda. Muito do que entendemos como clássico é herança dos gregos. Eles nos ensinaram conceitos como equilíbrio, harmonia e proporção. 

A moda também se apropria desses ensinamentos e cria um vestuário harmônico e modesto, trazendo sobriedade e moderação.Ternos, por exemplo, são peças atemporais que existem há anos. 

Contudo, décadas após décadas eles começaram a perder espaço por parecerem sérios demais e pouco confortáveis, mas continuam trazendo elegância e requinte para quem os usa.

Com o tempo, é claro que essas peças precisam de uma reinterpretação para se manterem atuais. Apesar disso, certas regras clássicas continuam válidas e intransponíveis, como a harmonia de cor e a proporção.

Diferencas do estilo formal e casual

Estilo Casual

O pós guerra nos anos 40 trouxe diversas mudanças comportamentais e tecnológicas e isso influenciou toda uma cultura, arte e bens de consumos produzidos desde aquela época. 

Nesse mesmo período a indústria cinematográfica começava a enxergar os jovens com um público potencial, surgindo os astros do cinema e da música que inspiram toda uma geração. 

O modo de se vestir dos personagens passa a ser tendência entre os jovens, como a aparição de James Dean e Marlon Brando nas telas, que transformaram uma roupa de baixo, a camiseta, em um item socialmente aceito nas ruas.

Nutridos pela criação de um estilo que expressasse a rebeldia jovem, a roupa casual se estabelece rapidamente, unindo conforto e despretensão. 

Porém, com a evolução industrial dos tecidos e tecnologias para tingimentos ao longo das décadas, a moda casual expande drasticamente, desrespeitando códigos de cores e harmonia estética, transformando atualmente o estilo em algo desordenado. 

Diferencas do estilo formal e casual

Formal e Casual podem coexistir ?

Acreditamos que sim, nem sempre o estilo formal e casual vão ser estilos indissociáveis.

O conceito híbrido que criamos na Senplo testa os limites entre o estilo formal e o casual, trazendo o melhor desses mundos em um único produto.

Acreditamos que uma camiseta feita com um corte que valoriza a peça e em cores neutras pode transitar por vários estilos, e ser tão elegante quanto uma camisa. O segredo está em saber como misturar esta peça para criar um visual mais versátil, confortável e elegante. 

Um dos looks que ilustram como os estilos podem coexistir é a mistura da camiseta e a calça social híbrida. Na nossa percepção, é o look que melhor representa o conceito da senplo™ e que facilmente pode ser tornar um coringa no guarda-roupa do homem contemporâneo.

Produtos Relacionados

Explore aqui os produtos relacionados para facilitar a sua busca caso tenha se interessado por algum item apresentado nesta matéria. 

MATÉRIAS RELACIONADAS