MENUMENU

ARQUITETURA

"Do Conceito à Pratica”

TOM WRIGHT

Tom Wright nasceu em Shirley, Croydon, Grande Londres, no dia 18 de setembro de  1957. O inglês estudou na Royal Russell School e posteriormente se formou na Escola de Arquitetura da Kingston University, onde virou arquiteto em 1983.

Durante a sua carreira no escritorio WS Atkins PLC, que durou mais de 20 anos,  o arquiteto foi nomeado diretor de design do Jumeirah Beach Resort, em Dubai, onde projetou o Burj Al Arab entre 1993 a 1999, prédio que o destacou como arquiteto em todo o mundo. 

Foi no ano de 2013, que Tom Wright deixou Atkins com dois outros diretores de design, Hakim Khennouchi e Geku Kuruvilla, para criar a WKK, escritorio dedicado à busca da excelência em arquitetura, planejamento mestre e design. 

Atualmente, possui cerca de 20 arquitetos e designers focados e motivados  a manter uma abordagem realista e positiva para o processo de construção.  

Clique nas imagens para acessar as obras através do google maps.

Qual movimento estético o influenciou?

TOM WRIGHT

O arquiteto pós-modernista britânico é um dos profissionais do setor mais qualificados da atualidade com seu estilo contemporâneo e futurista. Suas obras abusam do uso de aço e vidro, por exemplo, materiais muito utilizados na era pós-modernista, que valoriza a imagem crítica, o uso de tecnologia e o trabalho de autor. 

Para entender a arquitetura contemporânea, é necessário fazer um paralelo ao resgate histórico: o movimento surgiu no final dos anos 1980 e continua em voga até os dias de hoje. Se trata de um movimento plural, que busca a conexão perfeita entre design, funcionalidade e sustentabilidade.

O design pós-moderno abraça todos os movimentos, tendências e técnicas arquitetônicos utilizados nos tempos atuais, sucedendo à arquitetura moderna. Também conhecido como contemporâneo pode ser dividido em três momentos: historicista, regionalista e high-tech. Esse último é onde se enquadra as obras de Wright.

As principais características dos projetos da arquitetura pós-moderna trazem a mistura de várias tendências, como o moderno e o pós-moderno. Dessa maneira, é possível destacar as casas ou construções com formato irregular, incomum, pisos abertos, janelas em grandes dimensões e o apelo ao uso de materiais reutilizáveis.

 

 

“Se você pode desenhar um prédio com algumas varreduras de caneta e todos reconhecem não apenas a estrutura, mas também a associam a um lugar na Terra, você avançou bastante no sentido de criar algo icônico.” 

 

Tom Wright
Arquiteto

Como ele desenvolveu seu próprio estilo?

TOM WRIGHT

Um único projeto fez o arquiteto se destacar como um dos grandes arquitetos contemporâneos do mundo. Adepto das formas geométricas e do aço estrutural, Tom Wright traz em suas obras traços importantes da arquitetura moderna. 

Sua obra mais importante, o hotel Burj Al Arab (Torre das arábias) está no Guinness Book como maior hotel do mundo, e foi desenhado pelo arquiteto com 321 metros de altura em formato de veleiro e assentado sobre uma ilha artificial.

Tom Wright demonstra em suas produções uma qualidade impar durante o desenvolvimento dos seus projetos. A ousadia nos traços e preocupação com a estética não são as únicas características nas obras do arquiteto. 

Prova disso é a construção feita sob a ilha em Dubai, que demandou longos estudos geográficos, além de abordar a combinação de oriente e ocidente, do atual e o antigo, do moderno e o tradicional.

Atualmente, em seu escritório sediado no Reino Unido, em parceria com Hakim Khennouchi e Geku Kuruvilla, os arquitetos tem o cuidado para transformar cada projeto em um desafio único e uma grande oportunidade para criar um desenvolvimento dinâmico e eficiente.

Para isso, é necessário ouvir os clientes e compreender as suas necessidades e aspirações. Somente dessa maneira é possível produzir uma solução de design que se adéqua perfeitamente as necessidades de cada cliente.

Como a obra de Tom Wright
inspira a senplo™

•   Sua preocupação em desenvolver em cada obra algo genuíno

•   O design sustentável na escolha dos materiais

•   Seu respeito a obras do passado

Produtos Relacionados

Explore aqui os produtos relacionados para facilitar a sua busca caso tenha se interessado por algum item apresentado nesta matéria. 

MATÉRIAS RELACIONADAS