MENUMENU

Estilo | 2019

Calça Social Masculina:
Do passado à
atualidade

  • Tempo de Leitura Aproximada : 7 Minutos

A história da calça social masculina remonta ao início do século 20. Em meio ao desenvolvimento dos grandes centros urbanos as relações sociais eram voltadas para as negociações comerciais.

 

Dessa forma era comum o homem que residia no campo não possuir nenhuma relação sólida na cidade. Então ser educado e estar bem apresentado eram premissas básicas para gerar confiança nos ambientes sociais em que circulava.

 

Em síntese, a calça social foi desenvolvida para aquelas situações onde os homens necessitavam consolidar uma imagem elegante que transmitisse confiança e os auxiliasse a construir laços sociais.

 

Nesse sentido, as calças eram confeccionadas em materiais mais estruturados para dar a impressão de seriedade, tornando os movimentos mais limitados e criando a popular estética de homem  “engomadinho”.

 

De lá para cá podemos observar que a ideia de uma boa apresentação se mantém. Porém, diferente do passado, atualmente obter uma estética sofisticada é sinônimo de conforto e versatilidade. A ideia de usar uma peça desconfortável para parecer elegante perdeu o sentido.

 

Pensando nisso, elencamos os principais aspectos relacionados a calça social com o propósito de demonstrar a reinterpretação que fizemos deste item clássico para o contexto atual.

Sobre o que iremos falar neste artigo

VOCÊ PODE SE INTERESSAR

Matérias Relacionadas

Ter estilo não tem nada a ver com tendência. Ter estilo na verdade tem relação com senso estético, e isso independe do que a moda diz para nos vestirmos.

 

A barra das calças dobradas auxiliam o homem à equilibrar a proporção de sua silhueta como também a ter um aspecto mais elegante.

O modo de se vestir faz parte da expressão pessoal de uma pessoa e revela sua personalidade, estado de espírito, atitude, senso estético, intenções, além de comunicar cultura e hábitos de consumo.

A roupa híbrida é uma roupa versátil que pode ser usada 

em diversos ambientes sem parecer fora do contexto.

 

Principais características
da calça social masculina

Calça social

Quando falamos de calça social masculina, é possível caracterizá-la como:

 

• Um calça clássica que é usada em ocasiões formais, bem como no ambiente de trabalho;

 

• Estética com poucos detalhes;

 

• Peça que representa elegância, seriedade e formalidade.

 

Nos últimos anos, a calça social evoluiu o seu leque de cores e materiais, porém manteve sua modelagem basicamente intacta. Desse modo, este tipo de calça é percebida como um produto ultrapassado, desconfortável e pouco versátil.

 

A calça, que já foi considerada um uniforme masculino, todavia hoje permanece majoritariamente atrelada à profissões que exigem uma apresentação mais rigorosa e formal.

 

Muitos homens preferem, por exemplo, o jeans à alfaiataria por considerar a calça social inadequada para situações casuais.

 

Como resultado, por não ter acompanhado a evolução da vida contemporânea, a peça acabou perdendo espaço para outros tipos de calça que entregam maior conforto, mesmo não sendo tão elegantes.

Pontos negativos da calça social masculina nos dias de hoje

Abaixo citamos os principais pontos negativos encontrados na maioria das calças sociais atualmente:

 

• Excesso de formalidade –  restringindo o uso do produto a determinadas ocasiões, bem como comprometendo a versatilidade.

 

• Modelagem ultrapassada –  Calça mais justa nas coxas e muito larga na canela, distorcendo a silhueta.

 

• Necessidade do uso de cinto – Fator que torna o uso da calça extremamente desconfortável. Principalmente para aquelas pessoas que passam a maior parte do dia sentadas.

 

• Inadequação à contextos casuais – Impossibilidade de usar a calça com calçados mais esportivos e camisetas mais informais.

Calça Híbrida

A reinterpretação da Senplo™
para a calça social masculina

O contexto contemporâneo apresenta um afastamento dos códigos tradicionais. Onde uma grande maioria dos homens busca peças mais democráticas e confortáveis, sobretudo que estejam alinhadas à suas rotinas.

 

Desse modo, como desejamos resolver o atual dilema das calças sociais –  que são elegantes mas desconfortáveis -, nos empenhamos em desenvolver uma calça social híbrida. 

 

Ou seja, que une valores estéticos da alfaiataria clássica com características do sportwear.

 

Em outras palavras, tornamos este modelo de calça menos sério, mais versátil e extremamente confortável!

 

O desenvolvimento dessa solução nos torna verdadeiros pioneiros no mercado da moda. Mas como fizemos isso? Entenda abaixo.

Modelagem Híbrida

Inspirada nas calças esportivas, nossa calça social possui uma modelagem mais ampla na parte das coxas e mais estreita nas canelas, de tal forma que facilita o livre movimento do homem. 


Este design foi feito para acompanhar a silhueta do corpo, trazendo equilíbrio e conforto. 

Inovação no cós (cintura)

• Cós de elástico: nossa construção com cós de elástico é inspirada em calças esportivas, trazendo maior conforto e um ar mais despretensioso à calça.

 

• Cós com cinto embutido: a construção de cós com cinto do mesmo tecido da calça torna a peça mais confortável ao sentar. Por outro lado também resgata o acabamento clássico da calça social tradicional, facilitando a harmonia estética do produto e eliminando a necessidade de usar um cinto.

Tecidos diferenciados

Buscamos utilizar tecidos de alfaiataria que possuam elastano e misturas de materiais resistentes a várias lavagens, como a viscose e a poliamida. 

 

Também priorizamos materiais mais esportivos na construção de nossas calças, como por exemplo tecidos tecnológicos. 

 

Esses tecidos se adaptam conforme a temperatura do ambiente e possuem grande porcentagem de elastano.

Estrutura

Por fim, uma boa estrutura é essencial na produção da calça social. Em todos os casos, mesmo buscando um design híbrido que auxilie no conforto e na versatilidade, deve-se trazer uma aparência austera e minimalista. 

 

Para isso, buscamos uma estrutura firme com caimento reto ao corpo.

Siga-nos em nossas redes sociais:

Continue Lendo

Explore nossa seção de conteúdo com artigos relacionados a arquitetura, desing, estilo, moda, conceito e muito mais!! 

Cupom de Desconto

Aproveite nosso cupom de desconto de R$ 20,00 (aplicação na pagina de checkout) para ser utilizado na compra de um dos produtos abaixo: 

CUPOM: SENPLO20