ESTILO | 2019

Camisa : Sua origem, evolução
e estilos existentes

  • Tempo de Leitura Aproximada : 7 Minutos

A história da camisa é longa. A primeira aparição datada se deu no Egito por volta do ano 3500 aC.

Contudo a versão atual evoluiu de uma versão da camisa do século 17 que fazia parte dos trajes masculinos europeus.

Embora desde a idade média estivesse associada ao homem nobre, ela foi projetada no começo como uma espécie de roupa íntima. Com abertura até a altura do tórax e sem botões, sendo vestida por cima da cabeça

A camisa medieval tinha o propósito de proteger coletes e casacos do suor. No entanto, foi no século 18 que ganhou status de vestimenta. Foi nesse momento em que a camisa passou a ostentar botões e colarinhos enormes decorados com bordados e rendas. 

Traje de um cavaleiro, apenas quem tinha meios de comprar, trocar e lavar constantemente é que usavam camisas. 

Isto permaneceu até meados do século 19 quando surgiram técnicas aprimoradas de lavanderia. Além disso, nesse período os punhos e colarinhos das camisas passaram a ser removíveis o que permitia lavá-los separadamente. 

A revolução industrial, por sua vez, trouxe muitas facilidades e ajudaram a simplificar a camisa. Por exemplo, no final da 1 ª Guerra Mundial em 1918, a camisa passou por uma grande transformação e ganhou botões ao longo da frente.

Em 1920 já é um item popular no guarda-roupa e marca o começo da moda masculina como a conhecemos hoje. Em associação com ternos, calças e gravatas as camisas sociais se consolidam como um traje clássico e formal.

Sobre o que iremos falar neste artigo

VOCÊ PODE SE INTERESSAR

Matérias Relacionadas

Através do guia da camisa híbrida abordaremos as vantagens de escolher uma camisa híbrida e o guiaremos nesse processo de compra.

A camisa polo perdeu sua sofisticação com o passar das décadas. Elencamos pontos negativos e listamos dois produtos que podem substituí-la na atualidade.

Nesta matéria, traremos dicas de como combinar a camisa branca para se vestir como um homem elegante, mas de forma atual e despretensiosa.

Entenda qual é o contexto da camisa social nos dias de hoje. Saiba como ela surgiu, suas características e porque você deve optar camisas híbridas.

Estilos existentes de Camisa e seus pontos negativos:

Camisas sociais

Durante as primeiras décadas do século passado, o terno e camisa eram usados para além de ambientes formais e de trabalho. 

Eram partes essenciais de um guarda-roupa. Desse modo, a camisa social era um item corriqueiro e era usada tanto de dia como a noite, no escritório e até em festas. 

Com exceções de alguns trabalhadores braçais, ou que exerciam outras funções incompatíveis, a camisa era praticamente um uniforme do homem urbano.

Mas isso mudou no pós guerra, quando as tecnologias não deram conta de transformar a vestimenta masculina em itens confortáveis, os jovens impulsionaram uma nova tendência. 

Desta forma, começaram a surgir vestimentas mais casuais, mas apropriadas para a mobilidade diária e para ambientes descontraídos.

A camisa social então perdeu espaço e ficou caracterizada como uma peça muito séria. Hoje, clássica e formal, traz elegância e respeitabilidade para reuniões de negócio

Todavia, parece fora de contexto em passeios, eventos descontraídos e na rotina diária de muitos profissionais.

Se o objetivo é ganhar respeito e confiança, ou causar uma boa impressão, a camisa social serve bem a esse propósito. 

Sendo indicada em situações formais como entrevistas de emprego, casamentos e ainda no dia a dia de homens que ocupam posições de autoridade. 

Desvantagens

Sempre associada a outras peças, a camisa social é um item menos democrático do que a camisa casual, ou camiseta

Afinal de contas, se limita ao uso apenas com combinações com terno. Dificilmente uma camisa social combina em harmonia com roupas casuais, pois representa um estilo muito sério e restrito.

Caracteristicas e pontos negativos do estilo casual

Estilo Casual

Do começo do século 20 até meados dos anos 1950 poucas coisas mudaram na camisa e no traje padrão masculino. 

Mas o pós guerra trouxe inúmeras mudanças nas atitudes, modos de consumo e na tecnologia  que envolviam a confecção de roupas e tecidos.

Nesse sentido, a juventude passou ansiar por trajes mais casuais em oposição a vestimenta clássica adotadas pelos seus pais e avós. Do mesmo modo métodos de fabricação e as novas fibras sintéticas, desenvolvidos durante a segunda guerra mundial, trouxeram avanços para a indústria têxtil. 

Roupas com tecidos mais duráveis e baratos surgiram. Além disso, os homens começaram a acompanhar mais a moda.

Toda essa revolução contribuiu para que os homens trabalhadores começassem a preferir roupas mais leves e casuais após o dia cansativo de trabalho. 

Separando de vez o momento de descanso dos momentos de ocupação profissional. Nesse contexto o vestuário de lazer para homens tornou-se muito popular, e assim aparecem as camisas casuais sports.

Feitas de malhas de algodão ou tecidos sintéticos essas camisas esportivas tinham diversos atrativos. Fáceis de lavar e principalmente de passar, tinham forte apelo de venda para esposas. As cores das camisas e estampas diversas também foram atraentes para homens jovens.

As camisas casuais são indicadas para ocasiões descontraídas, mas que pedem um pouco mais de sofisticação do que trajes muito casuais.

Desvantagens

Em prol do conforto homens jovens abriram mão das roupas clássicas dando mais espaços para vestimentas com menos seriedade

Entretanto, com o surgimento dessa variedade de opções as camisas foram perdendo elegância.

Com o tempo, as mais diversas estampas, cores e bordados ganharam as prateleiras. Entretanto, esse excesso de informação e elementos afastou ainda mais a peça da sofisticação

Esteticamente a camisa acabou se tornando um produto deselegante, bem como sem harmonia e equilíbrio estético.

Camisas JEANS

Camisa Jeans

Acreditava-se que o tecido jeans surgiu de forma acidental no século 18. Isso se deu quando os franceses da cidade de Nimes tentaram recriar um robusto e durável tecido italiano: a sarja. 

Logo ficou conhecido como a “sarja de Nîmes” que mais tarde foi abreviado como Denim (de Nîmes). 

Ao contrário dos tecidos nobres usados pela aristocracia, o jeans era preterido pela classe trabalhadora

Duráveis as peças fabricadas com o tecido podiam ser usado à exaustão pelos trabalhadores. As roupas só eram descartadas quando estavam em pedaços.

O jeans só chegou na América muitos anos depois no século 19 levado pelo imigrante alemão Levi Strauss. A fim de fabricar calças para os mineiros que fossem duráveis e mais flexíveis do que o tecido que ele vendia para construir lonas. 

Mas as calças, jaquetas e camisas jeans só se popularizaram após 1950 com o Rock in Roll e as estrelas de Hollywood.

Uma camisa jeans, hoje em dia, dificilmente aparece em um contexto de trabalho. Isso porque os trabalhadores optam mais pelo conforto e a praticidade do que a durabilidade de uma camisa. 

Saindo do contexto dos trabalhos pesados, a camisa jeans combina muito com eventos e festas mais descontraídas. Um item pouco usado no dia a dia, mas interessante para se vestir com mais estilo e sair com amigos. Ou ainda para encontros românticos em locais informais.

Desvantagens

Por isso, se você perguntar para qualquer pessoa que estiver usando camisa jeans o motivo de estar usando, dificilmente encontrará alguém que diga que o tecido é confortável. 

Por serem mais grossas, as camisas feitas desse tecido são pouco versáteis pois limitam os movimentos e aumentam a sensação de calor.

Além disso, outro ponto desfavorável é a difícil composição de look da camisa jeans com uma calça com corte mais tradicional. O item fica limitado a sempre ser composto com outra peça de baixo que também seja casual. 

CAMISA XADREZ

Camisa Xadrez

A estampa xadrez surgiu a partir do tartan cruzado dos kilts usados pelos rebeldes das montanhas escocesas como marcas indicativas de cada clã. 

Embora há registros que remontam aos celtas, foi a partir do século 17 que o padrão, conhecido como tartan, começou a se difundir na Escócia. Por causa dos levantes jacobitas contra a monarquia inglesa, a manta foi proibida em 1746. 

Em 1830 John Rich fundador da Woolrich Woolen Mills se aproveitando do boom da madeira viajou para os campos para vender camisas. Em 1850, lança um design de camisas xadrez de dois tons popularizando a estampa entre os lenhadores

Dessa forma, por muito tempo a estampa ficou restrita a moda caipira.

Foi só em 1970 com o punk e em 1990 com o grunge que as camisas xadrez ganharam o mundo e a moda jovem. Hoje em dia combinadas com os acessórios, calças e jaquetas podem compor trajes para além dos ambientes sertanejos.

A  variação do tecido, das cores e o estilo da composição também vão determinar se uma camisa xadrez é mais indicada para situações formais ou informais. 

Mais sóbrias, com cores discretas e com tecidos clássicos, podem transitar em ocasiões formais. Por outro lado, cores quentes e tecido flanela combinam melhor em ambientes e ocasiões informais.

Desvantagens

Os produto feitos com estampas xadrez são muito marcantes, tanto que no começo os diferentes tons xadrez serviam para distinguir as famílias escocesas. 

Isso dificulta de usar diversas vezes qualquer peça com essa padronagem. Além disso, quem escolhe camisas com estampas xadrez encontra dificuldade de combinar com outras peças devido a quantidade de cores

Camisas Oversized

Estilo Oversized

O pós guerra trouxe diversas mudanças no estilo de vida, inclusive no modo de se vestir. As mulheres ganharam o direito do voto e começaram a trabalhar. 

Assim começou a surgir uma tendência de roupas mais largas que davam mais mobilidade e liberdade ao corpo. A moda também servia para quebrar os padrões do corpo e se opunha às convenções femininas dos séculos passados.

O sucesso dos cortes oversized se repetiu ao longo do século 20 e aos poucos se incorporou na vestimenta masculina. 

Na década de 1970, as subculturas de surfe e skate da Califórnia inspiraram um novo modo de se vestir fácil e confortável. Foi a partir daí que surgiu a moda das ruas: o Streetwear. Não demorou e o estilo chegou em Nova York e foi adotado pela cultura hip-hop.

Marcas como Nike e Adidas se apropriaram da tendência e impulsionaram o estilo para todo o mundo. O esporte também contribuiu para o aparecimento da camisa oversized.

Desta forma, mais pessoas tiveram acesso ao estilo com o surgimento da internet. Aos poucos a moda Streetwear chegou às passarelas, tornando as camisas oversized tendência.

Estilosos e descolados, os looks com a camisa oversized transitam bem em ocasiões informais distintas. Podem impressionar no dia a dia e qualquer situação como passeios ou em alguns ambientes de trabalho.

Desvantagens

A camisa com medidas largas foram pensadas para trazer conforto e também para quebrar padrões. Dessa forma não possui uma proporção pensada para o corpo de quem usa. 

Por conta disso, a camisa oversized acaba não se adequando bem ao corpo. A pessoa que for muito esbelta parecerá desleixada ou dará a impressão de usar roupa de outra pessoa. Já a pessoa encorpada parecerá maior do que é se usar uma peça muito grande.

CAMISA HIBRIDA

Camisa híbrida senplo™: A criação de um novo estilo para os dias atuais.

A camisa híbrida senplo™ surgiu para resolver um problema básico:  como auxiliar as pessoas a estar mais bem apresentadas sem modismos e sem abrir mão do conforto e da versatilidade? 

Essa necessidade ficou evidente após quatro anos estudando sobre modelagem e analisando as camisas no mercado.

Ao verificar as ofertas de produtos, a senplo™ percebeu a necessidade de criar uma camisa única que pudesse contornar os pontos fracos de cada tipo de camisa. 

Como discutimos, as camisas existentes eram ou muito sérias e restritas ou desconfortáveis e deselegantes. Era preciso repensar essa peça tradicional masculina. 

Também era preciso reformulá-la para se equiparar às necessidades do homem moderno que não quer abrir mão da elegância e nem do conforto.

E quais as qualidades de uma camisa híbrida? Essa peça é indispensável para os dias atuais, afinal foi criada com o propósito de mesclar as melhores qualidades do estilo formal e casual

O produto híbrido é desenvolvido em cores neutras que se auto combinam (preto / branco / marinho) com modelagem e tecidos que trazem maior conforto e liberdade de movimentos e que não abre mão de um design elegante e atemporal.

Siga-nos em nossas redes sociais:

Continue Lendo

Explore nossa seção de conteúdo com artigos relacionados a arquitetura, desing, estilo, moda, conceito e muito mais!! 

Porque dobrar a barra das calças

A barra das calças dobradas já é uma realidade cotidiana. Auxilia o homem a equilibrar a proporção de sua silhueta e a ter um aspecto mais elegante.

Cupom de Desconto

Aproveite nosso cupom de desconto de R$ 20,00 (aplicação na pagina de checkout) para ser utilizado na compra de um dos produtos abaixo: 

CUPOM: SENPLO20