ESTILO | 2019

Camisa Masculina :
Principais problemas e a
necessidade de reinterpretá-la

  • Tempo de Leitura Aproximada : 7 Minutos

Normalmente quando alguém decide comprar uma camisa masculina está buscando elevar sua imagem. Porém, na hora de sair às compras é necessário ter em mente algumas questões importantes para não errar na escolha do produto.  

 

Para que isso não aconteça, é preciso ter conhecimento sobre a estrutura da camisa, suas características e principais formas de uso. 

 

Pensando nisso, elaboramos um guia prático para auxiliar você a conhecer o universo da camisaria masculina e fazer a escolha certa:  

Sobre o que iremos falar neste artigo

VOCÊ PODE SE INTERESSAR

Matérias Relacionadas

Os costumes sociais mudaram drasticamente desde que a camisa se tornou um item popular. Neste artigo explicaremos sua evolução e seu uso no contexto atual.

A camisa polo perdeu sua sofisticação com o passar das décadas. Elencamos pontos negativos e listamos dois produtos que podem substituí-la na atualidade.

Nesta matéria, traremos dicas de como combinar a camisa branca para se vestir como um homem elegante, mas de forma atual e despretensiosa.

Entenda qual é o contexto da camisa social nos dias de hoje. Saiba como ela surgiu, suas características e porque você deve optar camisas híbridas.

Elementos básicos
da camisaria

Detalhes da gola das camisas masculinas

Gola

Na estrutura de uma camisa a gola faz toda a diferença. Este elemento sutil tem o poder de prejudicar a estética do homem quando mal escolhida. 

 

Nós da senplo™ selecionamos três estilos de gola atuais que todo homem deve ter em suas camisas:

 

• Gola Padre: sem colarinho: Opção versátil para quem quer se vestir de forma elegante mas que não abre mão do conforto, podendo ser usado em qualquer ocasião.  

 

• Gola Contemporânea: uma releitura do clássico:  Baseada nas golas tradicionais, que contém lapelas maiores e mais grossas, a gola contemporânea é mais fina e delicada. É uma ótima opção para transitar em compromissos de trabalho à eventos sociais despretensiosos

 

• Gola careca: ausência de gola: Inspirada nas golas das camisetas, este tipo de acabamento cria um visual equilibrado entre a despretensão e a elegância.  

Mangas

As mangas são elementos importantes na construção de uma camisa e seu comprimento indica a ocasião que o homem pode vesti-la

 

• Camisa Manga Curta –  A manga curta foi criada para ser utilizada nos dias mais quentes e em ocasiões mais informais

 

• Camisa Manga Longa – A manga longa é mais versátil, podendo ser utilizada em diferentes contextos e ocasiões. Além disso, ela transita entre as diferentes estações do ano, podendo ser adaptada. Em dias de temperatura mais alta, por exemplo, um bom truque é dobrar as mangas, deixando-as em uma proporção ¾ ( na altura central do antebraço). 

Bolsos

Os bolsos foram criados para agregar funcionalidade às camisas levando em conta as demandas profissionais masculinas. Já as camisas sem bolso eram inicialmente destinadas à eventos de apresentação social.

 

• Camisa com bolsos –  Os bolsos são elementos práticos em uma camisa, especialmente para os homens que possuem uma rotina de trabalho dinâmica como engenheiros, arquitetos, garçons e outras profissões que precisavam ter pequenos objetos à mão. Além da esfera profissional, os bolsos podem ser utilizados no dia a dia para pendurar óculos de sol, chaves e outros pequenos itens. 

 

• Camisa sem bolsos – A camisa sem bolsos tem ares mais formais, contribuindo para uma aparência mais elegante e austera. Para o dia a dia, os modelos estampados e com textura são uma boa opção. Já as camisas sem estampas e em cores sóbrias são ideais para eventos sociais que exigem um dress code mais elaborado, como festas, jantares, casamentos e formaturas.  

Abotoamento da Camisa

A sofisticação está nos detalhes. O abotoamento da camisa é um exemplo de detalhe que deixa a peça melhor acabada e menos poluída visualmente. Na camisaria existem dois tipos de abotoamento:  

 

• Abotoamento visível –  Estilo tradicional utilizado desde a criação da camisa. Este tipo de abotoamento é prático e fácil de vestir, porém peca na aparência estética ao conferir ao produto um aspecto mais poluído à peça. Assim, ao optar por camisas que tenham este formato de abotoamento, escolha peças com botões que harmonizam com o tecido e demais elementos estéticos. 

 

• Abotoamento invisível – Estilo menos convencional que carrega um apelo estético mais limpo, conferindo ao produto um melhor acabamento e um aspecto mais refinado e elegante. Todas as camisas feitas pela senplo™ possuem este acabamento.

Modelagem

Existem dois tipos de modelagens tradicionais quando se trata de camisaria: a padrão, ou regular, e a slim. 

 

• Modelagem Padrão (Regular) – Este tipo de modelagem é a mais comum e caracteriza-se por ter a manga, lapela e cintura mais folgadas. Ideal para aqueles homens que preferem peças mais confortáveis, porém deve-se atentar ao tamanho comprado, uma vez que uma numeração a mais conferirá um ar de desleixo ao look. 

 

Modelagem Slim – Este estilo de modelagem costuma ser mais justa na região da cintura e ter uma manga que acompanha o formato do braço. A camisa slim masculina confere um ar mais jovial, porém deve-se tomar cuidado ao optar por este modelo, uma vez que ele deixa a silhueta bastante em evidência. Além disso, uma desvantagem deste modelo é, muitas vezes, a falta de conforto e limitação dos movimentos

 

 

Além da shape padrão e slim, adicionamos a este guia um terceiro tipo de modelagem, que desenvolvemos com exclusividade:

 

Modelagem Híbrida – Após anos de estudo e testes em diferentes biotipos, encontramos uma medida equilibrada para a camisa masculina. O resultado é uma peça extremamente confortável, com caimento reto e que promove uma melhor apresentação estética, independente de um corpo mais esbelto ou robusto.

informacoes sobre comprimento camisas masculinas

Comprimento da Camisa Masculina

Tão importante quanto o design e os detalhes da camisa escolhida, observar o comprimento da peça é fundamental para uma estética alinhada.  

 

Normalmente as camisas masculinas encontradas no mercado seguem um padrão clássico, possuindo, em sua maioria, um comprimento mais curto. Este fator impossibilita o uso da camisa para fora calça e acaba, muitas vezes, distorcendo a silhueta masculina. 

 

Levando em conta este padrão do mercado e também a rotina dinâmica do homem moderno, percebemos que a camisa ideal deve ser de um comprimento intermediário. Assim, recomendamos que você opte por peças que fiquem em média um palmo abaixo do cós da calça que estiver usando, garantindo, assim, uma maior versatilidade de uso.

 

Esperamos que este guia te auxilie em suas futuras compras e também no uso de suas camisas. 

Siga-nos em nossas redes sociais:

Continue Lendo

Explore nossa seção de conteúdo com artigos relacionados a arquitetura, desing, estilo, moda, conceito e muito mais!! 

Cupom de Desconto

Aproveite nosso cupom de desconto de R$ 20,00 (aplicação na pagina de checkout) para ser utilizado na compra de um dos produtos abaixo: 

CUPOM: SENPLO20