ESTILO | 2019

Camisa Polo :
5 Razões para deixar de usá-la
e como substituí-la

  • Tempo de Leitura Aproximada : 9 Minutos

A camisa polo nasceu como um uniforme oficial do esporte com mesmo nome que foi levado para Inglaterra por oficiais britânicos.

 

Foi no ínicio do século 19 que os militares conheceram o polo no nordeste da Índia, uma vez que em 1875, já era um esporte popular.

 

No começo, o uniforme para praticar polo era composto por camisa de algodão de manga comprida. Todavia, para se tornar mais confortável e eficiente nas partidas ganhou botões. Surge assim a primeira versão da camisa polo.

 

Mas foi por outro esporte que a peça se tornou popular. A camisa polo como a conhecemos hoje, surgiu apenas em 1933. O tenista francês Jean René Lacoste, cujo apelido na quadra era “le Crocodile”, foi a responsável pela criação.

 

Naquela época, os frequentadores dos clubes utilizavam trajes clássicos e monocromáticos para manter a elegância até nos momentos de descontração. A polo foi inspirada em camisa com gola e botões, porém com tecido e acabamento de camiseta.

 

Surge assim uma camiseta de algodão, com mangas curtas, colarinho e fechamento em botões até o tórax. 

 

Depois disso, a prática do esporte se tornou bem mais confortável e ainda resolveu uma exigência da elite que sem abrir mão da elegância clássica continuou frequentando os clubes com mais conforto.

Sobre o que iremos falar neste artigo

VOCÊ PODE SE INTERESSAR

Matérias Relacionadas

Através do guia da camisa híbrida abordaremos as vantagens de escolher uma camisa híbrida e o guiaremos nesse processo de compra.

Os costumes sociais mudaram drasticamente desde que a camisa se tornou um item popular. Neste artigo explicaremos sua evolução e seu uso no contexto atual.

Nesta matéria, traremos dicas de como combinar a camisa branca para se vestir como um homem elegante, mas de forma atual e despretensiosa.

Neste artigo demonstramos os pontos fracos da camisa masculina e explicamos por que ela deve ser reinterpretada para os dias atuais.

Contexto atual e porque você deveria abandonar a camisa polo

Camisa Polo - Motivos para abandona-la

Com o tempo, a camisa polo e o sportswear se popularizaram entre homens e mulheres.  Inclusive no Brasil, tanto que atualmente é um dos produtos mais conhecidos no país.

 

Contudo, muitos homens quando compram uma camisa polo acreditam que estão investindo em um produto elegante. 

 

Mas essa sofisticação se perdeu com o tempo. Com o propósito de atender a demanda de uma audiência diversificada, a peça acabou perdendo sua essência e características de origem.

 

Essas mudanças surgiram no início de sua popularização nos anos 1960. Na época, as camisas polos já eram fabricadas em 21 cores diferentes e com uma infinidade de variações. Isso refletiu sobretudo na estética, se tornando uma peça pouco refinada.

 

Para você entender melhor essa transformação e perceber como a polo perdeu seu caráter elegante, abaixo elencamos alguns dos pontos negativos que aparecem nas versões atuais do produto. E que explicam porque você deve abandonar a polo.

• Camisa polo com listras

Não é incomum encontrar camisas polos listradas, sendo uma característica que aparece em boa parte das peças atuais. Só que além de tornar o produto ainda mais casual, as listras podem trazer desvantagens se não forem usadas corretamente. 

 

Quem usa roupas listradas sem entender como elas caem pode acabar escolhendo uma peça que distorce a silhueta parecendo ou mais longo ou mais achatado. Isso se dá conforme o tamanho da listra. 

 

Quando grossas as listras causam um efeito ótico que dão a sensação de uma silhueta mais larga. Além disso, as listras maiores marcam mais a forma do corpo. Por outro lado, os padrões mais finos criam a ilusão de que o corpo é mais uniforme.

 

Por fim, é certo que usando bem é possível disfarçar melhor o corpo. Contudo, o problema é que o detalhe das listras, mesmo bem usado, tiram a seriedade e pureza que apareciam nas primeiras versões das peças polos.

• Excesso de detalhes

Hoje em dia encontramos também camisas polos em todas as cores produzidas pela indústria. Mas isso não é necessariamente bom para quem usa. Sendo uma vantagem apenas para quem produz e deseja vender mais. Pois, as cores vivas tiram a sobriedade do produto. 

 

Além disso, enquanto em sua origem era inspirada na camisa, com modificações que tornassem o produto mais confortável, a polo atualmente se inspira em camisetas e em toda sua casualidade

 

Por conta desta influência, são fabricadas hoje em dia com excesso de bordados, recortes e demais detalhes. Essa variedade de informações torna a estética poluída, pouco harmônica e consequentemente deselegante.

• Dificuldade de combinação

O exagero de detalhes citados no tópico anterior acarreta em um segundo problema: a dificuldade de combinação. 

 

Esse excesso de informação aprisiona a imagem do produto a uma estética muito despretensiosa e casual. Isso dificulta na hora de combinar a camisa polo com outros produtos. 

 

Normalmente acaba associada a calças jeans, outra peça informal e torna os looks sempre bem casuais e deselegantes.

• Camisa polo com logotipia

As pessoas consomem marcas e, sabendo disso, algumas empresas investem pesado em marketing para criar esse desejo. Em seguida, estampam seus logos de forma exagerada e desproporcional nas camisas e cobram pelo valor agregado da peça. 

 

Quanto maior o gasto em marketing, mais caro é o produto. Comprar produtos assim não faz o menor sentido para quem deseja refletir sofisticação. 

 

Afinal o que as empresas estão vendendo na verdade é status, não produtos

 

No imaginário de alguns consumidores, quem ostenta uma marca reflete poder aquisitivo, riqueza, que consequentemente se associa status. 

 

Acredita que estará elevando sua imagem através de uma marca famosa e deixa de fazer qualquer análise se o produto é esteticamente agradável.

 

Assim acaba escolhendo camisas polos que não contribuem com sua imagem e estilo, ou que agregam qualquer elevação estética.

• Construção

Normalmente os modelos de camiseta polo atuais são fabricados com tecido piquê e a ribana canelada na gola e no punho das mangas. 

 

Após algumas lavagens o tecido perde o efeito elegante, esgarçando e distorcendo a camisa. 

 

O tecido piquê vai perdendo o brilho e fica esbranquiçado, como se fosse um produto muito surrado. 

 

A gola deixa de ser firme e bem estruturada, ficando molenga. Por sua vez, o punho da camisa também esgarça e distorce. Essas deformações dão um aspecto desleixado para quem usa.

 
Camiseta Henley ou Camisa Polo Plana

Solução : Substituição da Camisa Polo por uma Manga Longa Henley ou
Camisa Polo Plana

Agora que listamos os problemas e as razões para que você abandone a camisa polo tradicional, talvez você se pergunte: E agora? Será que existe uma alternativa para substituir o produto por outro mais sofisticado? Sim, existe!

 

Pensando na importância de escolher um produto que te auxilie esteticamente (tornando-o mais apresentável) e que traga funcionalidade a peça (o que lhe trará conforto) listamos dois produtos que podem substituir perfeitamente a camiseta polo no seu dia a dia.

Nossa primeira escolha é essa camiseta desenvolvida pela senplo™ que possui uma construção semelhante a de uma camiseta polo. 

 

O diferencial é que a Camiseta Manga Longa Henley não possui lapela na gola e seu abotoamento invisível deixa a pessoa com um visual limpo e refinado. 

 

Além de seu material confortável, a peça traz uma modelagem híbrida pensada para se ajustar em uma variedade de tipos de corpo, do esbelto ao robusto.

Na categoria das camisas, temos essa camisa polo plana criada pela senplo™ com meio botão. Mais formal que a opção anterior, a Camisa Meio Botão é inspirada em uma camisa polo esportiva. Com tecido plano e modelagem relaxada, esse produto consegue refletir a harmonia entre a tradição e o esporte. 

 

Essa versão de camisa polo busca trazer a elegância dos primórdios do produto, com um tecido plano de camisaria. Sem o colarinho, a peça garante maior conforto. Possui ainda barra separada do corpo com aberturas laterais que são funcionais para colocar as mãos no bolso sem amassar a peça. 

Como vimos, embora a camisa polo tenha nascido como um produto elegante, isso se perdeu com o tempo. Quem busca elevar sua imagem pessoal precisa entender os conceitos básicos da elegância.

 

Entre eles discrição e simplicidade. Optar por peças híbridas que auxiliam na elevação estética, sem deixar de lado o conforto e a versatilidade é a escolha certa para os dias atuais.

Siga-nos em nossas redes sociais:

Continue Lendo

Explore nossa seção de conteúdo com artigos relacionados a arquitetura, desing, estilo, moda, conceito e muito mais!! 

O que é uma roupa híbrida?

A roupa híbrida mistura o melhor do estilo casual e formal com o propósito de criar um produto elegante, versátil e confortável para os dias atuais. Saiba mais!

Cupom de Desconto

Aproveite nosso cupom de desconto de R$ 20,00 (aplicação na pagina de checkout) para ser utilizado na compra de um dos produtos abaixo: 

CUPOM: SENPLO20