ESTILO | 2019

Camisa Social :
do passado ao contexto atual

  • Tempo de Leitura Aproximada : 7 Minutos

Há séculos a camisa social compõe os trajes masculinos, porém sua estética e função foram evoluindo ao longo do tempo. Primeiramente a peça era considerada uma roupa íntima. Posteriormente era utilizada por baixo de outras roupas ou para dormir. 

Mas foi somente após a primeira guerra mundial (1914-1918), que a camisa passou a ser utilizada em público, tanto pela nobreza quanto pela classe trabalhadora. Uma vez que, naquela época, os modelos eram escassos e diferentes dos que conhecemos hoje. Sobretudo, porque existiam apenas camisas na cor branca e confeccionadas com algodão. 

Todavia, foram nas décadas de 1930 e 1940, que a camisa tornou-se popular e sofreu uma nova interpretação estética, semelhante com a que temos hoje. Ao passo que, a indústria têxtil da época incentivada pelo cinema, passou a investir em inovações, adicionando novas cores, tecidos e aviamentos à peça. 

Além do design, ela possuía um papel social importante. Ela era utilizada, principalmente, como um código estético que remetia à seriedade, confiança e elegância. Ademais, os homens as utilizavam junto à ternos como uma maneira de ser bem vistos na sociedade, sendo este o traje oficial do homem bem vestido. 

De tal sorte que, de lá para cá, a camisa social sofreu diversas alterações e influências, vindo a ser o elemento central da vestimenta masculina.

Sobre o que iremos falar neste artigo

VOCÊ PODE SE INTERESSAR

Matérias Relacionadas

Através do guia da camisa híbrida abordaremos as vantagens de escolher uma camisa híbrida e o guiaremos nesse processo de compra.

Cada peça de roupa passa uma mensagem sobre quem usa. Em função disso, é essencial pensar na composição de um guarda-roupa atemporal que expresse a pessoa.

A camisa polo perdeu sua sofisticação com o passar das décadas. Elencamos pontos negativos e listamos dois produtos que podem substituí-la na atualidade.

Neste artigo demonstramos os pontos fracos da camisa masculina e explicamos por que ela deve ser reinterpretada para os dias atuais.

Qual o contexto da camisa
nos dias de hoje

Camisa Social

Nesse ínterim, com o passar das décadas houveram mudanças no contexto social. Porém, desde os anos 1940 o design da camisa pouco evoluiu até então. Além disso, devido a sua função basicamente estética, a camisa social de hoje ainda apresenta alguns aspectos inadequados, como:

  • Modelagem desconfortável e ajustada ao corpo.
  • Tecidos armados e com pouca elasticidade.
  • Costuras que travam os movimentos.

Por outro lado, a vida agitada dos grandes centros urbanos nos dias de hoje, impõe uma nova rotina mais dinâmica e diversificada. Dessa forma, este novo contexto implica na necessidade de roupas mais confortáveis e versáteis, que possibilitem ao homem transitar entre as diferentes ocasiões, do trabalho à eventos sociais. 

Por conseguinte, a camisa social necessita de uma nova interpretação, estética e funcional. 

Nem social nem casual

A nova era da camisa: nem social, nem casual. Híbrida.

Pensando em uma reinterpretação do clássico, a senplo™ desenvolveu o conceito da roupa híbrida, que mescla a tradição com o contemporâneo. 

Embora a estética alinhada que a camisa social representa, ainda seja um fator chave para causar uma boa impressão, a funcionalidade da camisa deve ser levada em conta.  

Além disso, a rotina do homem contemporâneo implica na necessidade de produtos mais confortáveis, democráticos e versáteis, contemplando aspectos como:

  • Peças mais amplas, que além do conforto permitem a transpiração natural;
  • Modelagem com caimento reto, sobretudo para disfarçar as imperfeições do corpo, auxiliando em uma melhor apresentação;
  • Recortes e costuras estratégicas, bem como não iniba os movimentos;
  • Design elegante e atemporal, que propiciam ao homem estar adequado para qualquer ocasião sem precisar mudar de look;

A peça que surgiu como uma forma de proteção e evoluiu até ser considerada sinônimo de elegância, hoje reinterpretada pela senplo™ assume o protagonismo nas composições masculinas de estilo, mantendo alguns aspectos tradicionais que abraçam a contemporaneidade.

Siga-nos em nossas redes sociais:

Continue Lendo

Explore nossa seção de conteúdo com artigos relacionados a arquitetura, desing, estilo, moda, conceito e muito mais!! 

Cupom de Desconto

Aproveite nosso cupom de desconto de R$ 20,00 (aplicação na pagina de checkout) para ser utilizado na compra de um dos produtos abaixo: 

CUPOM: SENPLO20