ESTILO | 2019

Camiseta básica :
um clássico do armário
masculino

  • Tempo de Leitura Aproximada : 7 Minutos

A camiseta básica é um dos itens mais consumidos pelos homens.

 

A peça, que surgiu com uma funcionalidade específica, veio evoluindo ao longo das décadas e hoje assume o protagonismo nos looks masculinos. 

 

O apelo prático da camiseta básica fez com que ela continuasse sendo vendida e utilizada até os dias atuais. Em meio a tantas opções que surgem e se tornam tendência na moda, a peça se mantém atemporal e essencial. 

 

Nesse artigo, analisaremos como a camiseta evoluiu de uma peça íntima para um ganhar as ruas, tornando-se um clássico do armário masculino.  

Sobre o que iremos falar neste artigo

VOCÊ PODE SE INTERESSAR

Matérias Relacionadas

Atualmente a camiseta manga longa é um dos produtos mais versáteis do vestuário masculino. Neste artigo mostraremos como a peça pode conferir sofisticação.

A camisa polo perdeu sua sofisticação com o passar das décadas. Elencamos pontos negativos e listamos dois produtos que podem substituí-la na atualidade.

Iremos analisar os principais pontos de construção das camisetas masculinas, indicar os principais problemas e soluções para você faça escolha certa.

Entenda os principais aspectos relacionados a calça social masculina e a reinterpretação que fizemos deste item clássico para o contexto atual.

Historias das camisetas básicas

A história da camiseta básica masculina

Durante a primeira metade do século passado, era comum ver pelas ruas homens apenas com trajes sociais. 

 

Por debaixo de toda a vestimenta existiam muitas peças que serviam como roupas íntimas. 

 

Uma dessas peças era o que conhecemos hoje como a camiseta. 

Roupa íntima de baixo

Da mesma forma que protegia a roupa principal absorvendo o suor, a camiseta também bloqueava a visão da barriga e peitoral.

 

Era comum que homens usassem a peça por debaixo da roupa e, ao chegar em casa, se despissem das camadas superiores mantendo apenas a camiseta.

 

Naquela época, o uso da camiseta era restrito ao ambiente doméstico ou para dormir. Somente nesse contexto que as camisetas eram expostas sem outras camadas de roupa. 

A juventude pós guerra

Foram os jovens da década de 1950 que se apropriaram da camiseta e tornaram a peça um item socialmente aceito nas ruas.

 

Durante o pós guerra que a juventude começa a questionar os valores mantidos até então por seus pais e avós e uma das principais formas de fazer isso é através da roupa. 

 

Em contraste com seus pais, os adolescentes da época priorizaram o conforto em detrimento da elegância.

Influência do cinema e da música

Essa subversão de valores sociais foi impulsionada pelo cinema e pela música: a popularização da camiseta nas ruas só ocorreu após a  aparição de James Dean e Marlon Brando nas telas e da ascensão de astros da música, como Elvis.

 

Como resultado, a camiseta branca básica se tornou um ícone popular, símbolo de irreverência e sensualidade entre os jovens. 

As camisetas básicas masculinas nos dias de hoje

A camiseta básica nos dias de hoje

O design sempre evolui na busca do conforto e da funcionalidade. Com a camiseta básica não foi diferente. Mesmo que o ícone ‘camiseta branca e calça jeans tenha sofrido pouca ou nenhuma alteração, a camiseta básica já passou por inúmeras transformações até os dias atuais. 

 

A inserção de novas estampas, cores e a criação de tecidos sintéticos contribuíram para popularização do produto. Contudo essas evoluções afastaram a peça de um contexto mais formal. Felizmente, isso está mudando.

 

Atualmente a camiseta pode ser encontrada em tecidos funcionais e shapes elegantes, contendo, ainda, funcionalidades que a tornam ainda mais confortável. Contudo, diferente dos modelos mais coloridos e estampados, a peça básica traz uma vantagem: a atemporalidade.

 

Assim, o homem que souber escolher o modelo certo de camiseta básica estará sempre atual e apto a transitar em qualquer contexto. 

As camisetas premiuns da Senplo

A reinterpretação da senplo™ para a camiseta básica

Como visto acima, a camiseta básica precisou de novas interpretações para garantir que pudesse se inserir em novos contextos.

 

Embora tenha havido uma evolução funcional e estética, a camiseta ainda possui vestígios do design original de uma camiseta de baixo, como a proporção enxuta e curta. Tendo isso em mente, a senplo™ propõe camisetas básicas reinterpretadas para o homem contemporâneo.

 

O design exclusivo da senplo™ garante que a peça continue clássica em sua essência, mas ao mesmo tempo, sofisticada.

 

A modelagem híbrida desenvolvida pela marca, que engloba shapes alongados e recortes funcionais, além do uso de tecidos confortáveis, torna as camisetas da senplo™ extremamente versáteis e elevadas, propiciando ao homem estar elegante em qualquer ocasião, inclusive nas mais formais sem abrir mão do conforto. 

Siga-nos em nossas redes sociais:

Continue Lendo

Explore nossa seção de conteúdo com artigos relacionados a arquitetura, desing, estilo, moda, conceito e muito mais!! 

Significado do nome Senplo inspiracao
O significado do nome Senplo™

O nome Senplo não surgiu por acaso. Esse artigo conta como cada letra da marca registra um conceito que reflete os valores e a luta por uma causa maior. Saiba mais!

Simples, mas sofisticado

Uma das maiores ambições da senplo™ é estabelecer o conceito de elegância contemporânea, desenvolvendo uma identidade estética que ao mesmo tempo que traz sofisticação, não dispensa a simplicidade.

Cupom de Desconto

Aproveite nosso cupom de desconto de R$ 20,00 (aplicação na pagina de checkout) para ser utilizado na compra de um dos produtos abaixo: 

CUPOM: SENPLO20