ESTILO | 2019

Como montar um guarda-roupa
atemporal

  • Tempo de Leitura Aproximada : 7 Minutos

Cada peça de roupa passa uma mensagem sobre quem a usa. Em função disso, é essencial pensar na composição de um guarda-roupa atemporal. Algo que represente a sua  identidade própria. O DNA estético expressado através da roupa.

Vale ressaltar, que não existe guarda-roupas “ideal”. Ele deve se adequar ao seu próprio estilo de vida, profissão, bem como da localização geográfica (frio, quente, região chuvosa e etc). 

O importante é que a composição seja harmônica e foque em peças atemporais. Uma vez que não importa em que ocasião ou situação você se vista.

Não é um processo simples. Por isso, recomendamos desenvolvê-lo lentamente. Desta forma, comece com os itens básicos e fáceis de combinar. 

Ao experimentar as diferentes combinações de cada uma delas (camisetas, camisas, calças, bermudas!), você pode começar a perceber as vantagens de uma cartela de cores neutra e versátil. 

Para quem procura a simplicidade e a facilidade que peças atemporais trazem, iremos buscar através deste artigo auxiliar a re-organizar suas roupas de modo que consiga criar um guarda-roupa neutro, principalmente usando poucas peças que nunca saem de moda. 

E  o mais importante: mantendo a simplicidade sem deixar de lado a elegância, um dos conceitos que a senplo™ defende.

Sobre o que iremos falar neste artigo

VOCÊ PODE SE INTERESSAR

Matérias Relacionadas

Entenda os principais aspectos relacionados a calça social e a reinterpretação que fizemos deste item clássico para o contexto atual.

 

A roupa híbrida é uma roupa versátil que pode ser usada em diversos ambientes sem parecer fora do contexto. Um equilíbrio entre a elegância e despretensão.

O que as roupas dizem sobre você é um artigo sobre como modo de se vestir faz parte da expressão pessoal de uma pessoa e revela sua personalidade.

A barra das calças dobradas já é uma realidade cotidiana. Auxilia o homem a equilibrar a proporção de sua silhueta e a ter um aspecto mais elegante.

 

Como montar um
guarda-roupa atemporal

2 Como montar um guarda roupa atemporal

O que consagra uma roupa como atemporal é sua capacidade de atravessar décadas sem parecer ultrapassada ou obsoleta. Ou seja, peças que em sua essência não possuem prazo. Ela não se torna refém dos ciclos de tendências da moda, podendo ser usadas em uma  estação após outra.

Além da peça em si, uma característica que dita a longevidade de um vestuário é a modelagem. Uma calça precisa ser sóbria em detalhes, sem excessos de bolsos, por exemplo. Também precisa trazer um corte alinhado visando o conforto.

Por último, mas não menos importante a ser observado é a cor. É lugar-comum de que preto nunca sai de moda. Mas entender o que há por trás disso ajuda a perceber o quão efêmero pode ser o uso de cores vivas. 

Preto, branco, cinza e outras cores neutras, por exemplo, trazem a vantagem de serem tons clássicos que além de criar uma percepção elegante. Eles possuem a praticidade de combinarem entre si com muita facilidade.

3 Como montar um guarda roupa atemporal

Quantas e quais peças escolher para criar um guarda-roupa atemporal

Mais do que quantidade, evite os excessos, bem como preze pela qualidade. É preciso entender o que está sobrando no guarda-roupa. O que não faz mais sentido manter e quais peças precisam ser adquiridas. Mas o único que pode definir isso é você. 

A recomendação é que você reúna todas as roupas, sobretudo, sem esquecer as que estão escondidas nos cantos mais ignorados do guarda-roupa. 

Uma vez que fizer isso terá a dimensão da quantidade de coisas que possua, bem como reconhecer que há itens que dificilmente você usa. Até mesmo os que nem lembrava que existe. Depois disso, analise com olhar crítico se o seu atual estilo pessoal e modo de vida corresponde às coisas que conserva.

Definido o que continua, doe as peças que não se encaixam mais ao seu estilo e planeje o que comprar. Nossa dica é, invista em peças duráveis de boa qualidade e prefira roupas versáteis. De preferência como as roupas híbridas da senplo™, que podem servir em diferentes situações, sem deixar de lado o conforto e a elegância. 

Uma regra básica de proporção de peças é 7 partes de cima para 2 partes de baixo (7 camisetas para 2 calças).

4 Como montar um guarda roupa atemporal

Características das peças híbridas

O conceito de roupa híbrida nasce no desejo de se desenvolver um produto elegante, confortável e ao mesmo tempo versátil.

Essa versatilidade permite compor com maior facilidade um guarda-roupa prático e enxuto. Afinal, poucos itens são suficientes para se criar os mais diversos looks para as mais diversas ocasiões: Lazer, trabalho ou evento social.

Uma das fortes características da roupa híbrida é a sua construção, que mescla o formal e o casual em um único estilo. Ela mistura elementos que deixam as peças nem tão sérias e nem tão despojadas.

É preciso salientar que a roupa é uma ferramenta que possui o propósito de ampliar seu potencial e expressar sua personalidade. Mas também deve levar em conta a geografia onde se vive.

Não faz sentido estar desconfortável apenas para manter uma aparência elegante, tampouco usar ternos tradicionais em lugares com clima tropical. Por outro lado não faz sentido usar uma roupa extremamente casual visando apenas o conforto.

Por isso, acreditamos no conceito de roupas híbridas que mesclam as qualidades do estilo formal e casual sem esquecer do senso estético. Uma vez que isso proporciona uma imagem atraente, confortável para encarar o dia-a-dia sem dificuldades e versátil para transitar em qualquer ambiente sem estar fora de contexto.

Siga-nos em nossas redes sociais:

Continue Lendo

Explore nossa seção de conteúdo com artigos relacionados a arquitetura, desing, estilo, moda, conceito e muito mais!! 

Simples, mas sofisticado

Uma das maiores ambições da senplo™ é estabelecer o conceito de elegância contemporânea, desenvolvendo uma identidade estética que ao mesmo tempo que traz sofisticação, não dispensa a simplicidade.