Introdução

Poucas coisas impactam mais na aparência como se vestir com estilo. Além de expressar a personalidade, a maneira de se vestir é capaz de acentuar o bom ou mau gosto de uma pessoa.

Para se criar um senso estético, o começo é adquirir a noção dos diferentes estilos, bem como de suas características.

Isso ajuda na hora de harmonizar roupas e acessórios sem misturar desleixadamente vestuários conflitantes.

Desta forma, você deve conhecer melhor os dois estilos que nunca saem de moda e que quase sempre se contrapõem: O formal e o casual. Difícil encontrar um guarda-roupa que não contenha itens casuais, mesmo para quem sempre se veste formalmente.

Além disso, quem costuma dispensar itens clássicos deve ter guardado peças coringas para usar em ocasiões especiais.

Mas o que funciona na maioria das vezes são os guarda-roupas que abrigam separadamente os opostos prontos para o uso em diferentes ocasiões. Conhecer melhor ambos estilos permitirá usar peças atemporais sem parecer antiquado, monótono e tampouco uniforme.

Estilo Clássico Formal

O que definimos como estilo clássico formal se consolidou com o tempo. Pode ser chamado assim, tudo que resistiu aos ciclos de moda passageiros e são consumidos até hoje.

Assim ocorreu com as artes, arquitetura, decoração e também com a moda. Muito do que entendemos como clássico é herança dos gregos. Sobretudo, porque foram eles que nos ensinaram conceitos como equilíbrio, harmonia e proporção.

A moda também se apropria desses ensinamentos e cria um vestuário harmônico e modesto, principalmente para trazer sobriedade e moderação.Ternos, por exemplo, são peças atemporais que existem há anos.

Contudo, décadas após décadas eles começaram a perder espaço por parecerem sérios demais e pouco confortáveis, todavia, continuam trazendo elegância e requinte para quem os usa.

Com o tempo, é claro que essas peças precisam de uma reinterpretação para se manterem atuais. Apesar disso, certas regras clássicas continuam válidas e intransponíveis, como a harmonia de cor e a proporção.

Estilo Casual

O pós guerra nos anos 40 trouxe diversas mudanças comportamentais e tecnológicas. Isso influenciou toda uma cultura, arte e bens de consumos produzidos desde aquela época.

Nesse mesmo período a indústria cinematográfica começava a enxergar os jovens com um público potencial. É a partir daí que surgem os astros do cinema e da música que inspiram toda uma geração.

O modo de se vestir dos personagens passa a ser tendência entre os jovens. Como, por exemplo, a aparição de James Dean e Marlon Brando nas telas. Eles transformaram uma roupa de baixo, a camiseta, em um item socialmente aceito nas ruas.

Nutridos pela criação de um estilo que expressasse a rebeldia jovem, a roupa casual se estabelece rapidamente, principalmente, por unir conforto e despretensão.

Porém, com a evolução industrial dos tecidos e tecnologias para tingimentos ao longo das décadas, a moda casual expande drasticamente, desrespeitando códigos de cores, sobretudo de harmonia estética, transformando atualmente o estilo em algo desordenado.

Estilo Formal e Estilo Casual podem coexistir ?

Acreditamos que sim, nem sempre o estilo formal e casual vão ser estilos indissociáveis.

O conceito híbrido que criamos na Senplo testa os limites entre o estilo formal e o casual, uma vez que ele traz o melhor desses mundos em um único produto.

Acreditamos que uma camiseta feita com um corte que valoriza a peça e em cores neutras pode transitar por vários estilos. Ela pode ser tão elegante quanto uma camisa. Além disso, o segredo está em saber como misturar esta peça para criar um visual mais versátil, confortável e elegante.

Um dos looks que ilustram como os estilos podem coexistir é a mistura da camiseta e a calça social híbrida. Na nossa percepção, é o look que melhor representa o conceito da senplo™, pois facilmente pode ser tornar um coringa no guarda-roupa do homem contemporâneo.