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ESTILO | 2019

Estilo x Tendência :
Os caminhos opostos
da moda

  • Tempo de Leitura Aproximada : 7 Minutos

O mercado da moda costuma vender a ideia de que para se ter estilo é preciso andar de acordo com as tendências. 

Isso quer dizer que se você não acompanha os ditames da indústria, seu modo de se vestir fica defasado muito rapidamente. Passa a moda, você perde o estilo.  

O fato é:  Ter estilo não tem nada a ver com tendência. Principalmente, porque ele tem relação com senso estético, sendo assim, independe do que a moda diz para vestirmos. 

Os estilos que as propagandas de roupa vendem hoje, amanhã são substituídos por um novo visual, um novo corte, uma nova cor. Enquanto a pessoa que se veste com estilo está sempre elegante não importa se as roupas foram adquiridas agora ou na estação passada

Tendência é efêmera, estilo é atemporal.

Sobre o que iremos falar neste artigo

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A elegância depende de conceitos acessíveis e tradicionalmente simples, e que quando aplicamos podemos melhorar nossa qualidade de vida e autoestima.

Cada peça de roupa passa uma mensagem sobre quem usa. Em função disso, é essencial pensar na composição de um guarda-roupa atemporal que expresse a pessoa.

O modo de se vestir faz parte da expressão pessoal de uma pessoa e revela sua personalidade, estado de espírito, atitude, senso estético, intenções, além de comunicar cultura e hábitos de consumo.
Você deve conhecer melhor os dois estilos que nunca saem de moda e que quase sempre se contrapõem: O estilo formal e o casual.
Estilo dura para sempre

O estilo é para sempre

O estilo perdura, porque ele se baseia em conceitos estéticos estabelecidos. Enquanto as indústrias tentam ano após ano se reinventar trazendo novidades, ele continua centrado em regras simples como a ponderação e sutileza. 

É muito importante entender que se vestir com estilo não tem relação com extravagância. Ele não é o excesso de elementos que diferenciam o traje estiloso do básico. 

Muito pelo contrário. Quanto menos se inventar melhor. Enquanto muitos se rendem a trajes ultra elaborados, com exagero em acessórios ou abundância de detalhes, a sofisticação paira na sobriedade. 

Os detalhes precisam aparecer na medida. Portanto, eles nunca podem atrair a atenção em demasia. Porque qualquer elemento excedente se sobressai sobre o todo e, ao invés de refletir a sua identidade, se comunica o oposto, demonstrando a falta de bom gosto, no pior dos casos.

tendência é passageira

Porque rejeitar tendências?

As indústrias de roupa precisam vender seus estoques. E para tal muitas vezes criam um desejo por um novo modelo, uma nova cor, e assim começam as tendências. 

O problema é que muitas vezes essas tendências só existem para que saiam de linha produtos que estão encalhados por muito tempo nas lojas

Por isso, a função desse modismo é tirar das prateleiras produtos de cores. Principalmente modelos que não foram muito comercializados, e prepará-las para chegada de uma nova temporada. Desta forma, para renovar as vitrines. 

Por causa disso consumir tendências não faz o menor sentido. Muitas vezes é um esforço fútil para usar o que será descartado na próxima temporada. Ou seja, algo completamente oposto quando pensamos em estilo.

A busca por tendências está desalinhada com uma consciência ecológica. Sobretudo porque as tendências mudam muito rápido. Grande parte dessas coleções defasadas vão parar no lixo

Não se leva em consideração o consumidor final que tem que se desfazer de peças periodicamente. Bem como lidar com o desafio de usar uma peça que era moda e que agora simplesmente não combina com nada do guarda roupa. A cada coleção o número de peças encostadas aumenta.

Porque rejeitar tendências?

Desenvolva e valorize seu estilo

É claro que certos princípios são imutáveis e pouco se transforma com o passar do tempo. Procure conhecer algumas regras básicas de cor, proporções, buscar referências e equilibrá-las para criar seu estilo próprio

Conheça as regras para apreender a quebrá-las a seu favor. 

O estilo precisa funcionar para você. Afinal ter estilo é se conectar com sua identidade e para isso é preciso entender quem você é

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