ESTILO | 2019

Senplo :
por uma nova moda brasileira

  • Tempo de Leitura Aproximada : 8 Minutos

A senplo™ sempre se questionou sobre a moda brasileira e os produtos de lifestyle nacionais disponíveis.

 

Depois de muito estudo e levantamento de mercado, ficou claro a necessidade de romper com alguns paradigmas. Um deles é em relação à identidade da moda brasileira

 

Se você já leu alguns dos artigos deste espaço, já deve ter entendido que somos uma marca que deseja quebrar o status quo em diferentes níveis.

 

Afinal, é clara a necessidade de propor uma nova moda funcional que se adeque ao estilo de vida brasileiro, aliando elegância, versatilidade e conforto

 

E isso vai muito mais além de se apropriar de tendências internacionais e ressignificá-las para nossa região.

 

É necessário, acima de tudo, entender a nossa cultura e realidade e, assim, buscar soluções que tragam equilíbrio e harmonia entre a funcionalidade e estética.

 

Mas infelizmente, quando se analisa a identidade de moda brasileira fica claro o vício em certos signos visuais e o uso indiscriminado de alguns elementos, como cores, estampas e temáticas.

 

Esse fator se deve à inúmeras marcas brasileiras se apropriarem de alguns códigos e exibi-los internacionalmente.

 

Algumas vezes para dar uma aparência tropical ao traje, outras para marcar uma atmosfera de brasilidade. 

 

Por isso, a moda muitas vezes fica atrelada apenas ao lifestyle carioca, carnaval ou estampas tropicais.

 

Indo na contramão deste contexto, a senplo™ firma-se como uma marca que está propondo um novo DNA para a moda masculina brasileira.

 

Neste artigo iremos te mostrar o porquê desta proposta e o quanto ela se faz necessária atualmente. 

Sobre o que iremos falar neste artigo

VOCÊ PODE SE INTERESSAR

Matérias Relacionadas

A elegância depende de conceitos acessíveis e tradicionalmente simples, e que quando aplicamos podemos melhorar nossa qualidade de vida e autoestima.

Cada peça de roupa passa uma mensagem sobre quem usa. Em função disso, é essencial pensar na composição de um guarda-roupa atemporal que expresse a pessoa.

O modo de se vestir faz parte da expressão pessoal de uma pessoa e revela sua personalidade, estado de espírito, atitude, senso estético, intenções, além de comunicar cultura e hábitos de consumo.
Você deve conhecer melhor os dois estilos que nunca saem de moda e que quase sempre se contrapõem: O estilo formal e o casual.
Moda brasileira masculina - contraste entre urbano e a cidade

A brasilidade na moda

O Brasil é conhecido internacionalmente entre outras coisas pelas suas belas praias, pela Amazônia, seu samba e o carnaval.

 

Alguns desses elementos foram apropriados por algumas empresas e marcas para se afirmar enquanto produtos genuinamente brasileiros.

 

De fácil assimilação lá fora, esses signos se repetem a exaustão e acabam por limitar a brasilidade a certos estereótipos. Do mesmo modo, a moda brasileira não escapa dessa tendência. 

 

Principalmente, a partir dos anos 1990, produtores brasileiros de alta moda e de bens de consumo, começaram a ganhar prestígio e espaço no mercado internacional.

 

Jovens estilistas brasileiros passaram a vender suas criações em lojas multimarca e a desfilar coleções nas semanas de moda americanas e européias.

 

Com objetivo de criar uma autenticidade brasileira e valorizar uma cultura popular, as coleções de moda passaram a estampar e referenciar à flora e à fauna, o patrimônio histórico, paisagens turísticas, entre outros.

 

Utilizavam, então, estampas, padrões e cores que remetesse a estes aspectos. 

 

Internacionalmente, a moda nacional costuma ser apreciada pelo seu exotismo e descrita pela imprensa e consumidores, como apimentada, cromática quente, em cores e traços que remetem às areias de Copacabana, e aos ritmos, como o samba, e danças como a capoeira.

 

Tudo isso levou a criação de uma imagem distorcida e superficial do que seria uma “moda brasileira”. 

Estampas Tropicais e Cores Vivas Refletem mesmo o tropicalismo?

É fácil entregar algo simples como uma estampa ou cores vivas e dizer que isto é tropical. 

 

Mas, se pararmos para avaliar, fica claro que criar uma roupa com uma estampa floral e fabricá-la em um tecido sintético é algo antagônico, nada “tropical”.

 

Assim, quando refletimos notamos que para um design ser de fato tropical ele precisa, antes de mais nada, dar atenção a construção da roupa, aos tecidos utilizados e outras características que agregam funcionalidade.

 

O tropicalismo tem a ver com uma roupa que seja confortável e prática para o dia a dia.

 

Não faz sentido vender o visual do tropicalismo das plantas, mas na funcionalidade ser uma vestimenta anti tropical.

 

Não há lógica nenhuma em criar um produto que remete a natureza e praias brasileiras, mas que por outro lado não te deixa transpirar, não te deixa livre e não te traz a sensação de bem estar que essas atmosferas contemplam. 

 

O mesmo se dá com as estampas. Vivemos em um país tropical que possui uma natureza exuberante em seu entorno.

 

Logo, ao utilizar peças estampas o usuário se camufla com o ambiente. O ideal,  em respeito e apreciação a beleza da natureza, é deixar que somente as cores e padronagens dela chamem atenção. 

Estilo contemporâneo brasileiro masculino

Moda masculina brasileira : um novo DNA

Pensando em tudo isso, a senplo™ trabalha para trazer uma nova identidade tropical, pois enxerga essa mudança como extremamente necessária.

 

Esse novo olhar sobre o conceito de tropical é essencial, uma vez que a moda nacional é vista internacionalmente como algo atrelado aos estereótipos da natureza brasileira.

 

Dessa forma, a marca tem como missão traduzir a brasilidade e o tropicalismo atrelado a ela em um estilo único, baseado em reflexões significativas e livre de clichês.

 

Por exemplo, entendendo o tropicalismo como uma interpretação da geografia, da paisagem e de suas formas, a senplo™ busca produzir roupa neutras e harmônicas com o seu entorno.

 

Além disso, os materiais utilizados na construção das peças são elegantes e funcionais ao mesmo tempo. Isso porque na visão da marca o tropicalismo está presente em um produto confortável e coerente com o ambiente que vivemos.  

 

Assim, todos os produtos da senplo são desenvolvidos e pensados para facilitar o movimento do homem em um contexto dinâmico, tanto nos shapes quanto nas proporções.

 

Tudo isso foi priorizado pensando sobretudo no brasileiro. Posto que o homem precisa de uma roupa que faça sentido para si e para seu entorno, tanto nas esferas estéticas como funcionais.

 

Enfim, uma roupa que realmente reflita um lifestyle, uma filosofia de vida, mais despojada e criativa, a cara da brasilidade

 

O objetivo deste texto foi levantar uma reflexão sobre a moda nacional e o conceito de brasilidade que está atrelado a ela.

 

Na visão da senplo, esse tipo de discussão deve ser fomentada para ressignificar a moda masculina.

 

Além disso, a marca busca, de um jeito único, reinterpretar a brasilidade e mostrá-la através de um design autoral que se difere do que vem sendo feito até então.  

 

Essa interpretação vai além das que existem por aí, superficiais, que parecem carregar a tropicalidade brasileira mas no fundo não a possuem em sua essência.

Siga-nos em nossas redes sociais:

Continue Lendo

Explore nossa seção de conteúdo com artigos relacionados a arquitetura, design, estilo, moda, conceito e muito mais!! 

Por que um logotipo não é tudo
Por que um logotipo não é tudo

Entenda por que consumir marcas apenas pelo logotipo não faz sentido. Hoje a moda não comporta mais marcas sem um propósito e valores consolidados.

Cupom de Desconto

Aproveite nosso cupom de desconto de R$ 20,00 (aplicação na pagina de checkout) para ser utilizado na compra de um dos produtos abaixo: 

CUPOM: SENPLO20