ESTILO | 2019

Porque é fundamental
ser elegante

  • Tempo de Leitura Aproximada : 7 Minutos

Quando falamos em elegância algumas pessoas associam imediatamente a um determinado padrão de vida, tipo de roupa, ou em agir de acordo com algumas normas vertidas pelas regras de etiqueta.

 

Falando assim, elegância parece um valor distante e excludente, disponível apenas para um grupo restrito de pessoas.

 

Há quem acredite ainda que para ser elegante é preciso dominar muitas regras e que essas informações são copiosas demais para decorar.

 

Entretanto, com o tempo, essas definições distorcidas de elegância estão sendo substituídas por conceitos reais e simples, tornando a elegância disponível para todos que assim o desejarem.

 

Quando dizemos que a pessoa se comportou com classe, começamos separar dois conceitos muito importantes que acompanham a pessoa elegante.

 

No decorrer desse texto, vamos explicar que existe a elegância como essência, quase como um estado de espírito, que se manifesta em atitudes, comportamentos e valores e vai muito além do material que cobre o corpo.

 

Além disso, trataremos sobre a elegância estética, intimamente relacionada com o visual. A elegância que ultrapassa conceitos abstratos e é distinguível aos olhos.

 

Mais do que isso, mostraremos que a elegância depende de conceitos acessíveis e tradicionalmente simples, e que quando aplicamos podemos melhorar nossa qualidade de vida e autoestima.

Sobre o que iremos falar neste artigo

VOCÊ PODE SE INTERESSAR

Matérias Relacionadas

Neste artigo separamos dicas simples de como causar uma boa impressão sem depender das tendências passageiras de moda.

Preparamos para você um guia rápido de como montar um guarda roupa funcional que durará gerações, não estações.

A roupa é uma ferramenta de expressão pessoal. Neste artigo demonstraremos a importância de uma boa composição de estilo e como ela pode ampliar sua qualidade de vida.

Neste artigo apresentamos a nossa visão sobre o estilo formal e casual, debatendo sobre como eles se contrapõem na busca por um estilo equilibrado. 

Elegância pessoal

Elegância pessoal

Elegância Clássica

No passado acreditava-se que a elegância era restrita à nobreza e que era imprescindível ter conhecimentos de etiqueta. Apesar de conservar tradições, a elegância não é mais excludente e pode ser adotada por qualquer um que conseguir dominar sua essência.

 

Embora os conhecimentos de etiqueta sejam importantes, a elegância está muito mais relacionada com a postura cotidiana do que com  os ditames de regras arcaicas e sistemáticas.

 

Além disso, ter classe não está relacionado com o quanto se gasta, menos ainda com a quantidade de bens que se tem.

 

Quantas cenas cotidianas não demonstram que poder aquisitivo não é sinônimo de ter (ou agir) com classe, e que pessoas elegantes ultrapassam a barreira do dinheiro?

Atitude Elegante

Para apresentar uma atitude elegante é necessário entender o espírito prevalecente no homem de classe e que pessoas elegantes se comportam sempre com educação sem fazer distinção de pessoas. Não importa quem seja o interlocutor.

 

O que dizer de alguém que imagina agir com elegância em um restaurante, mas trata os funcionários do estabelecimentos de forma rude e grosseira? Parece algo óbvio, e deveria ser uma postura uniforme, mas que alguns esquecem. Se perceber em você um agir esnobe, repense essa atitude.

 

A maior regra de elegância é que todos são iguais e exigem respeito e educação. Valores simples e tangíveis a todos, independe da formação.

Elegância estética

Elegância estética

Para desenvolver uma elegância estética, uma das regras mais básicas é buscar a simplicidade. Por isso, evite vestimentas cheia de adereços, ou elementos que tirem a sobriedade da peça.

 

Escolha cores neutras ao invés de cores muito chamativas e invista em qualidade dando prioridade a roupas com tecidos que tenham longa durabilidade.

 

Uma peça elegante é aquela que reflete austeridade, sem muitas invencionices e exageros que tiram a harmonia e pureza da roupa. Busque, ao invés disso peças e tecidos bem acabados que tenham sido finalizados com excelência.

 

Observe se as roupas foram tratadas com refinamento e alinho, o acabamento demonstra esse cuidado.

 

Atenção aos detalhes são importantes, mas ao invés de investir em roupas com muitas informações, estampas e acessórios, excessos que muitas vezes tiram a sofisticação do traje, escolha roupas com detalhes que dão qualidade ao material e que tornam o produto funcional e harmônico.

 

Detalhes construtivos que além de trazer beleza trazem função a peça.

estilo contemporâneo

Em defesa de um estilo
contemporâneo

E porque, afinal de contas é fundamental ser elegante? Nós da senplo™entendemos que a evolução humana está associada a busca da verdade e da beleza , e que ser elegante contribui para melhorar não só sua qualidade de vida, mas aos outros que os rodeiam.

 

Acreditamos que alguns valores tradicionais devem ser resgatados e nunca ignorados, sejam eles estéticos ou comportamentais, afinal a elegância e os bons modos nunca saem de moda. Respeito ao passado é importante, mas formas de interpretá-lo são necessárias.

 

O homem contemporâneo precisa se vestir de forma elegante, porém não pode abrir mão do conforto e da versatilidade.  Para isso, mesclamos a alfaiataria com elementos esportivos e casuais criando um estilo híbrido que permita transitar em qualquer ocasião sem estar fora de contexto.

Siga-nos em nossas redes sociais:

Continue Lendo

Explore nossa seção de conteúdo com artigos relacionados a arquitetura, desing, estilo, moda, conceito e muito mais!! 

Significado do nome Senplo inspiracao
O significado do nome Senplo™

O nome Senplo não surgiu por acaso. Esse artigo conta como cada letra da marca registra um conceito que reflete os valores e a luta por uma causa maior. Saiba mais!