MENUMENU

ARQUITETURA | 2019

Santiago Calatrava:​
Constante busca pela criação de​
uma identidade atual

  • Tempo de Leitura Aproximada : 7 Minutos

Santiago Pevsner Calatrava Valls, conhecido como Santiago Calatrava, nasceu em Valência, na Espanha, no dia 28 de julho de 1951. Em 1974 licenciou-se em Arquitetura na Universidade de Valência, além disso cursou urbanismo e belas artes.

 

O arquiteto também estudou Engenharia Civil, pela Universidade de Zurique, na Suíça, em 1979, bem como doutorou-se em 1981.

 

Ademais, Santiago Calatrava foi professor-assistente do Instituto de Estatística, Construção, Aerodinâmica e Estruturas Leves da Eidgenössische Technische Hochschule Zürich (ETH).

Santiago Calatrava Retrato Pessoal

“A arquitetura é a arte que determina a identidade do nosso tempo e melhora a vida das pessoas.”

Santiago Calatrava

ARQUITETo

Posteriormente, em 1981 abriu seu escritório em Zurique. Em 1989, em Paris, em 1991, em Valência, e por fim, em 2004, abriu uma sede Nova York. Em suma, suas obras visionárias demonstram uma unidade humanística que combina racionalidade e poesia.

 

O renomado arquiteto espanhol conquistou prêmios importantes ao longo de sua carreira. Em 1992, por exemplo, recebeu medalha de ouro do IStructE (Institution of Structural Engineers).

 

Já em 1999, foi homenageado com o Prêmio Príncipe das Astúrias. Posteriormente, em 2005, recebeu a medalha de ouro do AIA (American Institute of Architects).

Sobre o que iremos falar neste artigo

VOCÊ PODE SE INTERESSAR TAMBÉM 

Matérias relacionadas

Rainha das curvas, é assim que Zaha Hadid é conhecida por conta das obras elegantes e complexas que construiu pelo mundo.

Conheça os traços de Richard Meier, que manifesta em seus projetos a preocupação com a funcionalidade, o conforto térmico, o design dinâmico e a sustentabilidade.

Com linhas ousadas e uma arquitetura pós-modernista ligada ao desconstrutivismo, Frank Gehry, se tornou um dos arquitetos mais aclamados do século XX.

Conheça os traços de Renzo Piano, arquiteto que tem no seu DNA obras inovadoras e completas em diversidade de escalas, materiais e formas.

Qual movimento estético influenciou o arquiteto?

O arquiteto e engenheiro espanhol Santiago Calatrava é um expoente, principalmente, da chamada “arquitetura-espetáculo”. Isso se deve em virtude de seus projetos visionários trazerem o vidro e aço aplicados como esculturas gigantes e a incessante busca pelo novo. 

 

Com mais de 100 projetos espalhados pelo mundo, Santiago Calatrava levanta prédios que mais parecem imensas obras de arte.

 

Esse movimento arquitetônico se caracteriza pela exacerbação do caos visual provocado pelo excesso de elementos, bem como uso de referências não arquitetônicas e geometrias fora do padrão.

 

Nesse sentido, isso resulta em objetos que têm pouca semelhança com edifícios e menor relação com as atividades neles realizadas.

 

Estudiosos da área da arquitetura avaliam esse fenômeno como um reflexo do momento cultural em vigência, pois os valores da economia de mercado e os princípios da propaganda e do marketing se preocupam em causar impacto visual de tirar o folego.

 

Santiago Calatrava também é muito associado ao estilo “neofuturista. Movimento que surgiu no final do século XX até início do século XXI nas artes, design, bem como na arquitetura.

 

Tal fato é visto como um desvio da atitude do pós-modernismo, uma vez que busca uma reavaliação futurista da estética e funcionalidade de cidades em rápido crescimento.

Como Santiago Calatrava desenvolveu seu próprio estilo?

Santiago Calatrava é conhecido pelos seus projetos que fogem do lugar comum e se destacam pela aparente complexidade. Ele evita, principalmente, soluções simplistas e está sempre em busca de desafios.

 

Desse modo, seu processo criativo é bem singular. Por conseguinte, o ponto de partida de seu trabalho vai além de croquis comuns. Nesse sentido, ele explora também as formas por meio de aquarelas.

 

O arquiteto também busca durante a concepção de suas obras o estudo completo de formas. Por isso o apreço por maquetes. Inclusive, Calatrava mantém uma fábrica na Suíça, em que é possível desenvolver maquetes de até dois metros de altura que simulam os edifícios.

Santiago Calatrava também utiliza modernos programas de computador, sobretudo para guiar a construção das obras-esculturas que misturam a modernidade do aço e do vidro com formas de inspiração orgânica. Uma vez que isso faz lembrar desde esqueletos a asas de pássaros em movimento. 

 

A busca incessante por criar obras excepcionais, que valorizem as cidades e enriqueça a vida dos moradores e trabalhadores de cada um desses lugares, o leva a criar, sem dúvida, obras únicas.

 

O que explica também a polêmica ligada ao seu nome. Inclusive acaba relacionando-o não apenas a prêmios, como também a alguns processos e críticas voltadas ao estouro de orçamentos, bem como atrasos de cronogramas e falhas durante o processo de elaboração e construção das obras.

•   A busca em desenvolver algo novo

•   A criação de uma identidade atual

•   A busca pela perfeição 

Como a obra de
Santiago Calatrava
inspira a senplo

Site Oficial

www.calatrava.com

 

Siga a Senplo nas redes sociais:

Continue Lendo

Explore nossa seção de conteúdo com artigos relacionados a arquitetura, desing, estilo, moda, conceito e muito mais!!